XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional (2022)

XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional Mostra a diversidade Alimentar, Ambiental e Cultural dos Biomas Brasileiros

Organizado pela VP - Centro de Nutrição Funcional, referência neste conceito no Brasil a 14ª edição do Congresso traz o tema: “Biomas Brasileiros e a Inter-relação com a Teia Metabólica”. O Congresso acontece de 13 a 15 de setembro de 2018 no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo.

Baixe o aplicativo “Eventos VP”e acompanhe o Congresso.

Consolidado no Brasil e no exterior, o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, a cada edição, traz conteúdos que fortalecem a Nutrição Funcional e a Culinária Sustentável, e coloca a terra no centro das questões alimentares, com a valorização do pequeno produtor rural, solo com mais energia vital, que cuida da fauna e flora, da água e, sobretudo, das pessoas. O Congresso integra duas áreas da Nutrição:Nutrição Clínica Funcional e Nutrição Esportiva Funcional e o Espaço de Oficinas Culinárias onde cozinheiros e nutricionistas interagem na confecção culinária, pautadas pela sustentabilidade e alinhadas à nutrição, sabor e arte.

A Nutricionista Dra. Valéria Paschoal, Presidente do XIV Congresso Internacional de Nutrição Funcional traça um panorama global do que será apresentado nesta edição do Congresso e o contextualiza dentro dos pilares da teia das inter-relações metabólicas e da sustentabilidade.

Nutrição e Agroecologia implica em democratizar o acesso aos alimentos orgânicos, biodinâmicos e da agricultura natural

Agroecologia e Nutrição

A Nutrição Funcional é a nutrição que leva em conta todos os fatores ambientais, emocionais e sociais, e por issso ela trabalha no sentido de modificar os gatilhos que são responsáveis pela expressão de inúmeras doenças.

(Video) Quality Nutrition no XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional com Camila Delgado

Nesta temática do Congresso, continuaremos a trabalhar com os alimentos que sejam isentos de contaminantes e xenobióticos, e neste contexto a agroecologia será muito importante dando essa dimensão e o caráter mais amplo da nutrição funcional. Na nutrição e agroecologia não basta termos alimentos orgânicos, biodinâmicos ou da agricultura natural, temos que dar acesso a todas as pessoas a esses alimentos. Não podemos elitizar esse acesso, do contrário só uma camada da população que tem condições financeiras mais favoráveis acessam esses alimentos.

O Poder Antioxidante dos Alimentos dos Biomas Brasileiros

Numa parceria daVP - Centro de Nutrição Funcionalcom aUniversidade de Santa Maria- RS, sob a Coordenação da Prof. Dra. Gilbert Hubscher, serão apresentados durante o Congresso resultados inéditos sobre a composição de fitoquímicos e capacidade antioxidante dos alimentos de todos os biomas brasileiros, pesquisa de extrema importância para o Brasil.

Comércio Justo de Alimentos e a Segurança Alimentar e Nutricional

No dia 14 de setembro das 14h30 às 18h30, no 5º andar no Espaço Gastronômico uma Mesa-redonda discute Comércio Justo.

O Comércio Justo é uma modalidade em que a pessoa que produz é reconhecida e valorada, deve ter o apreço que ela merece pelo alimento que produz. Durante o Congresso, será feita umadiscussão em torno do tema, com a participação de iniciativas como o CSA Brasil– Comunidade que Sustenta a Agriculturawww.csabrasil.org,cooperativas de consumo e os movimentos sociais envolvidos na produção de alimentos. Estaremos assim, fazendo com que as pessoas tenham acesso aos alimentos que diminuem os gatilhos que expressam doenças.

A Mesa-redonda Comércio Justo será integrada por renomados especialistas no assunto, veja abaixo a programação.

  • 14h30 - visita guiada ao Espaço Biomas
  • 15h30 - abertura da Mesa-redonda – Dra. Valéria Paschoal- VP – Centro de Nutrição Funcional
  • 15h45 - Panorama e Conjuntura do Comércio Justo no Brasil – Prof. Dra. Elaine de Azevedo – UFES
  • 16h15 - Comunidade que Sustenta a Agricultura | CSA Brasil – Wagner Santos - relato de experiência
  • 16h30 - Central do Cerrado: uma cooperativa de cooperativas – Luis Carrazza - relato de experiência
  • 16h45 - Korin: agricultura natural – Luiz Carlos Demattê Filho - relato de experiência
  • 17h- Armazém do Campo: loja de produtos da reforma agrária popular – Ademar Suptitz - relato de experiência
  • Representante do Slow Food Brasil
  • 17h15 às 18h30 - Discussão aberta

Teia da Inter-relação metabólica, regionalidade e a importância dos alimentos dos bioamas brasileiros

(Video) XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DE NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Pela Nutrição funcional modulamos todos os pontos da teia da inter-relação metabólica, inclusive a parte genética, ou seja, os genes que as pessoas trazem consigo, fazemos a modulação pelos nutrientes -vitaminas, minerais, compostos bioativos e fitoquímicos. Só que para termos este conceito de sustentabilidade não podemos ter consumo de alimentos que vem de outros países ou mesmo do Brasil, que é continental; por exemplo, indicarmos alimentos produzidos no sul para pessoas que moram no norte país, não é sustentável.

Conhecendo os Biomas Brasileiros e os alimentos regionais

A grande temática é conhecermos o alimento regional, o alimento de cada bioma, por isso o Congresso trará várias palestras. A pesquisadora Francisca Souza, do INPA, mostrará toda a composição dos alimentos ricos do Amazonas, e o formato se estenderá por todas as palestras e oficinas culinárias. Nos biomas é importante conhercermos a biodiversidade regional e valorizarmos esses alimentos e também contribuirmos para geração de renda para os extrativistas, as cooperativas e todas as pessoas envolvidas neste processo.

Além dos alimentos dos biomas como as frutas, vegetais e legumes teremos as PANC- Plantas Alimentícias Não Convencionais, que serão mostradas pelo pesquisador da Embrapa Nuno Madeira. Ele irá apresentar várias plantas de diferentes biomas, e como podemos reconhecê-las e colhê-las de forma selvagem, mas também como poderemos cultivá-las, além de mostrar quais PANC podem ser cultivadas. Assim, conhecendo os compostos bioativos destes alimentos podemos moludar todas as reações bioquímicas que estão direcionadas em todos os pontos da teia metabólica e promover um reequilíbrio do organismo por meio dos alimentos dos biomas brasileiros. O produtor poderá transmitir às pessoas todo o conceito de seu trabalho que é produzido com energia vital, respeito à saúde humana e do meio ambiente.

Mesas-redondas discutirão Saúde Integrativa, Emocional e Espiritual

Além das questões da biodiversidade, ao longo do Congresso teremos uma discussão sobre saúde integrativa e o ponto central da teia metabólica - que é o aspecto emocional e espiritural. Não adianta pensarmos enquanto profissional nutricionista, que sozinho poderemos resolver uma prescrição de um paciente e que só o alimento em si será suficiente para modular todas as reações - é preciso sinergia e trabalho multidisciplinar, de extrema importância neste processo; por isso o Congresso terá a participação de várias outras áreas da saúde como a de Educação Física, Medico especialista em Medicina Esportiva e Psicologia.

Psicologia Positiva

Palestra de psicologia positiva também discutirá o tema central da teia, incluindo aspectos emocionais e a mudança comportamental. Para termos mudança comportamental precisamos ter atitude - o profissional nutricionista precisa de uma bagagem científica sobre essas mudanças de comportamento que avaliem em que fase que o paciente esteja, na pré-contemplação ou na contemplação. Todo o Congresso tem o foco relacionado à saúde integrativa e fatores mentais e emocionais do centro da teia.

(Video) Quality Nutrition no XVI Congresso Internacional de Nutrição Funcional com Nemecio da Vitafor

Durante o Congresso a VP lança curso de aperfeicoamento que terá duração de oito meses, que abordará a conexão desde a terra até o coaching nutricional com grupo de psicólogos falando dessa mudança comportamental.

Câncer - ponto alto das discussões do Congresso

O câncer é uma patologia que está atingindo o mundo e o Brasil. Além das palestras específicas abordando com profundidade a questão durante o evento, para ampliar a formação do profissional da saúde em câncer a VP lança durante o Congresso umcurso de 10 meses específico sobre câncer, onde serão abordados os aspectos nutricionais, médicos e psicológicos.

O Congresso abordará, portanto desde a agroecologia até o centro da teia, considerando os biomas como o tema central, onde os congressistas estarão vivenciando realidades de biomas diferentes, irão se sentir dentro dos biomas, com seus cheiros e ambientação, onde nutricionistas estarão falando sobre eles, interagindo sobre o assunto, identificando esses alimentos e como eles são produzidos para que ocorra uma integração de todos os biomas com os nutricionistas, que podem atender em um momento na região sul, com determinado alimento e em outro momento atender no norte, em outro bioma com tipo diferente de alimento, com outra constituição de cardápio.

Oficinas culinárias trarão biodiversidade e arte

Nas oficinas culinárias serão trabalhados os aspectos nutricionais do alimento, além da preparação de acordo com a biodiversidade, com um toque de arte, acompanhadas de poesia, de música. As pessoas não se nutrem só de alimentos, precisam guardar boas memórias por meio da arte. Se você tem uma boa relação com a arte, e a culinária é uma arte, ao preparar o alimento com energia, você guarda boas lembranças que são importantes para nosso equilíbrio físico, mental e emocional.

VP - Centro de Nutrição Funcional

Fundado em 1999, a VP-Centro de Nutrição Funcional foi pioneira na difusão do conceito de Nutrição Funcional no Brasil, realizando cursos de extensão e consultoria científica para o setor empresarial.

(Video) XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional (2019)

Atualmente, sua estrutura engloba cinco divisões, são elas: Educacional; Editorial; Comercial; Consultoria Científica e Responsabilidade Socioambiental. Inclusive, em sua contribuição na área educacional, a VP trouxe todo o seu pioneirismo oferecendo cursos de pós-graduação em Nutrição Funcional (Nutrição Clínica; Nutrição Esportiva e Fitoterapia), que já formou mais de 10 mil profissionais, além de promover o Congresso Internacional de Nutrição Funcional, que já está em sua décima quarta edição.

A VP tornou-se reconhecida no mercado nacional e internacional como referência na área, aplicando e disseminando o conhecimento científico em diversas esferas sociais, econômicas, políticas, técnicas, de forma ética e promovendo a saúde como Vitalidade Positiva.

Assim, a VP direciona esforços para obter crescimento, vislumbrando excelência em suas atividades, por meio da pesquisa, do ensino, das práticas, da informação e do uso da tecnologia.

Feira de Exposições de produtos e serviços para nutrição funcional

Paralelamente às palestras científicas, já é tradicão no Congresso a área de exposição, um espaço que conta com empresas parceiras da VP, muitas cresceram junto com a VP e tem no Congresso um ponto alto para lançamentos de seus produtos e serviços e apresentá-los aos profissionais nutricionistas.

A feira acontecesimultaneamenteao Congresso, no horário das 8h às 19h. Você pode conferir as marcas no site:

JM-Assessoria de Imprensa Comunicação

José Maria Filho:Jornalista MTb 19.852

(Video) XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional

j.maria.filho@uol.com.br

josemaria@vponline.com.br

(11) 2866.2346/ 9 9804.1112

FAQs

Qual o princípio da nutrição funcional? ›

A Nutrição Funcional é centrada na individualidade bioquímica de cada pessoa. Ela busca rastrear os sinais, sintomas e características de cada paciente para relacionar com a carência ou o excesso de nutrientes no organismo e, assim, fazer as correções com um cardápio personalizado e eficiente.

Quem trouxe a nutrição funcional para o Brasil? ›

A Nutrição Funcional é uma abordagem da área da Nutrição que foi criada e estruturada por Jeffrey Bland, em 1990, nos Estados Unidos. Chegou ao Brasil apenas em 2003. No ano seguinte, já foi fundado o Instituto Brasileiro de Nutrição Funcional (IBNF).

O que é o Ganepao? ›

O Ganepão é um dos maiores, entre os congressos de nutrição da América Latina. Conta com a presença dos mais renomados profissionais de saúde do segmento, e se destaca por apresentar conteúdo científico relevante, multidisciplinar e atual, chancelado por importantes Instituições e Associações da área da saúde.

O que é a nutrição funcional e faça um comparativo com a nutrição tradicional de forma gráfica? ›

"Quando comparada à nutrição tradicional, a funcional é um método um pouco diferente, pois trabalha com individualidade bioquímica e os efeitos dos alimentos no organismo de cada um, sendo mais abrangente do que apenas estabelecer planejamentos alimentares baseados em contagem de calorias.

Qual a área de atuação do alimento funcional? ›

Os alimentos e ingredientes funcionais podem ser classificados de dois modos: quanto à fonte, de origem vegetal ou animal, ou quanto aos benefícios que oferecem, atuando em seis áreas do organismo: no sistema gastrointestinal; no sistema cardiovascular; no metabolismo de substratos; no crescimento, no desenvolvimento e ...

Qual alternativa se refere aos princípios básicos da nutrição funcional? ›

Qual alternativa se refere aos princípios básicos da nutrição funcional? Você acertou! A. Tratamento centrado no paciente.

Quais são os três pilares fundamentais de uma alimentação saudável? ›

A alimentação saudável tem como base três pilares que ajudam e auxiliam na criação de reeducação alimentar, são eles: quantidade, qualidade e variedade. Nesse ponto o que devemos buscar é o equilíbrio na alimentação para que ela possa nos satisfazer e nutrir de maneira a não exceder aquilo que nosso corpo necessita.

Quantos nutricionistas existem no Brasil 2021? ›

De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), hoje atuam no Brasil quase 132 mil profissionais desta área. Como base de comparação, há dez anos os profissionais dessa carreira eram 56 mil aproximadamente.

Quanto ganha um nutricionista que tem seu próprio consultório? ›

No cargo de Nutricionista Clínica se inicia ganhando R$ 2.278,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 3.400,00. A média salarial para Nutricionista Clínica no Brasil é de R$ 2.914,00.

O que é uma nutricionista funcional? ›

A nutrição funcional busca equilibrar os sistemas fisiológicos e metabólicos de um indivíduo através de suas reais necessidades nutricionais. Para que isso seja possível, são realizados estudos metabólicos e das condições físicas do paciente. A partir de então, é elaborada uma dieta individualizada.

O que são alimentos funcionais exemplos? ›

Alimentos funcionais são alimentos ou ingredientes que oferecem benefícios à saúde, além de suas funções nutricionais básicas. Eles podem, por exemplo, reduzir o risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, entre outras.

Quais são os 5 alimentos mais saudáveis? ›

As frutas também são muito fáceis de incorporar na dieta, porque eles exigem pouca ou nenhuma preparação.
  1. Maçã A maçã é a primeira da lista dos alimentos saudáveis, pois é rica em fibras, vitamina C e numerosos antioxidantes. ...
  2. Abacate. ...
  3. Banana. ...
  4. Mirtilo. ...
  5. Laranja. ...
  6. Morango. ...
  7. Ovos.
28 Dec 2016

O que são alimentos funcionais Segundo a Anvisa? ›

Os alimentos funcionais caracterizam-se por oferecer vários benefícios à saúde, além do valor nutritivo inerente à sua composição química, podendo desempenhar um papel potencialmente benéfico na redução do risco de doenças crônicas degenerativas, como câncer e diabetes, dentre outras.

O que melhor reflete os princípios da nutrição funcional? ›

A Nutrição funcional faz a conexão de todos os sistemas fisiológicos do organismo, ela analisa os sinais e sintomas do paciente e os relaciona com o desequilíbio de nutrientes, o que gera sobrecarga no sistema imune e consequentes processos alérgicos “tardios”.

Quais são os princípios básicos da nutrição? ›

São quatro as Leis da Alimentação: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação. A Lei da Quantidade aponta que os alimentos devem ser suficientes para satisfazer as necessidades energéticas e nutricionais do organismo e mantê-lo em equilíbrio.

O que significa uma dieta hipocalórica? ›

A dieta hipocalórica significa um cardápio de baixas calorias. Assim, é utilizada por quem deseja perder peso de maneira mais rápida. Isso porque ela restringe a alimentação a um limite de calorias a serem consumidas durante determinado período, o que facilita a perda de peso.

O que causa a desnutrição? ›

A desnutrição pode surgir como resultado de: Carência de comida. Distúrbios ou medicamentos que interferem na ingestão, no processamento (metabolismo) ou na absorção de nutrientes. Aumento da necessidade de calorias.

Qual é o significado de subnutrição? ›

Alimentação insuficiente em termos de nutrientes ou da quantidade mínima necessária a uma boa saúde ou a um desenvolvimento compatível com a faixa etária. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : superalimentação . ETIMOLOGIA voc comp do lat sub-+nutrição.

Quais são as consequências da subnutrição? ›

O baixo consumo de nutrientes essenciais à vida, como vitaminas e sais minerais, pode acarretar o aparecimento de inúmeras doenças, como raquitismo, escorbuto, dores de cabeça, osteoporose, cegueira-noturna, e outras, sendo que a subnutrição é uma das principais causas de morte de crianças em alguns países.

Qual o perfil do profissional de nutrição? ›

O Nutricionista é o profissional de saúde capacitado para atuar na prevenção, promoção e recuperação da saúde humana, planejando, executando e avaliando ações baseadas nos conhecimentos da ciência da nutrição e alimentação.

Qual é o Dia do Nutricionista? ›

QUAL O DIA DO NUTRICIONISTA? A data comemorativa reservada para o nutricionista é 31 de agosto. O Dia do Nutricionista foi definido em homenagem à criação da Associação Brasileira de Nutricionistas (ABN), que ocorreu em 31 de agosto de 1949.

Por que a nutrição ainda é uma profissão predominantemente feminina? ›

A trajetória coletiva traçada pela Nutrição, por meio de um processo de socialização em que são organizados e tipificados papéis sociais, manifesta-se no fato de que ela se naturaliza como uma profissão feminina e nos remete às discussões sobre a distinção entre gêneros tal como a concebemos contemporaneamente.

O que é cardápio funcional? ›

O cardápio funcional conta com alimentos ricos em fibras, ômega-3, antioxidantes, termogênicos e probióticos. Ademais, a dieta evita o glúten e a lactose, além de comidas muito açucaradas e gordurosas.

Quanto ganha em média um nutricionista? ›

Os salários ainda podem variar dependendo do estado em que o profissional atua. Apesar de não haver um piso salarial para a profissão, a Federação Nacional de Nutricionistas (FNN) propôs o valor de referência R $3.067,12 para o Piso Nacional em regime de 44 horas para o ano de 2021.

Qual a diferença entre nutrição funcional e esportiva? ›

Na nutrição funcional, o indivíduo terá sempre sua dieta ou orientação direcionada ao centro da sua queixa ou doença. Quando falamos de nutrição esportiva, o papel é obter estratégias e metas para que os atletas alcancem seus objetivos.

Qual alimento é substituto do hormônio feminino? ›

Existem alguns alimentos de origem vegetal, como os frutos secos, as oleoginosas ou os produtos de soja, que contêm compostos muito semelhantes com os estrogênios humanos e que, por isso, exercem uma função similar. Esses compostos são compostos são conhecidos como fitoestrogênios.

Qual é a diferença entre alimentos funcionais e nutracêuticos? ›

Na verdade, a principal diferença entre eles é que os nutracêuticos incluem os suplementos alimentares, e os alimentos fortificados que são enriquecidos com nutrientes não naturais, tais como o sumo de laranja com adição de cálcio, alimentos funcionais e alimentos médicos.

Qual a origem dos alimentos funcionais? ›

O termo Alimentos Funcionais foi inicialmente proposto no Japão, em meados de 1980, principalmente em função de uma população sempre crescente de idosos e da preocupação, tanto da população em geral como do governo, na prevenção das doenças crônicas e degenerativas.

Quais são os princípios da nutrição? ›

São quatro as Leis da Alimentação: Quantidade, Qualidade, Harmonia e Adequação.

Em que se baseia o princípio da individualidade bioquímica? ›

A nutrição funcional baseia-se em cinco princípios básicos: Individualidade bioquímica: cada ser possui necessidades nutricionais diferentes, baseadas em fatores genéticos e fatores ambientais (atividades físicas, hábitos alimentares, estresse, ansiedade etc.);

Quando podemos considerar que a alimentação é saudável? ›

Uma alimentação saudável existe quando há uma ingestão balanceada de nutrientes e vitaminas, considerando uma correta proporção de consumo de proteínas, gorduras, carboidratos, fibras, entre outros. Para ajudá-lo a entender mais sobre como ter uma dieta saudável e equilibrada, preparamos este artigo.

Quais são os três principais grupos de alimentos? ›

Os alimentos se dividem em três grupos: construtores, reguladores e energéticos. Já falamos aqui sobre os alimentos construtores e a importância deles para nossa saúde. Agora vamos conhecer sobre o segundo grupo de alimentos, os alimentos reguladores.

Como se divide uma pirâmide alimentar? ›

Além disso, são divididos em quatro níveis: Alimentos Energéticos: Grupo 1. Alimentos Reguladores: Grupos 2 e 3. Alimentos Construtores: Grupos 4, 5 e 6.

Qual é o conceito de nutrição? ›

Nutrição é a ciência dos alimentos, dos nutrientes, sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde e à doença, e o pro-cesso pelo qual o organismo ingere, dige-re, absorve, transporta, utiliza e elimina as substâncias alimentares (p.

Quais são os princípios básicos do treinamento? ›

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

O que é o princípio da variabilidade? ›

O Princípio da Variabilidade

Também denominado de Princípio da Generalidade, encontra-se fundamentado na idéia do Treinamento Total, ou seja, no desenvolvimento global, o mais completo possível, do indivíduo. Para isso deve-se utilizar das mais variadas formas de treinamento (GOMES da COSTA, 1996).

O que é o princípio da sobrecarga? ›

O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes.

Quem tem pressão alta pode comer ovo cozido? ›

Um estudo feito na Universidade Clemson, nos Estados Unidos, mostrou que o consumo da clara de ovo pode ajudar quem sofre com hipertensão. Isso porque ela tem uma substância - um peptídeo chamado RVSL - que consegue impedir a produção de uma enzima que aumenta a pressão arterial.

O que ajuda a perder peso mais rápido? ›

Confira a seguir 6 dicas para emagrecer e perder a barriga com saúde:
  1. Comer devagar e respeitar a saciedade do corpo. ...
  2. Beber mais água durante o dia. ...
  3. Fazer algum exercício físico. ...
  4. Comer de tudo, mas pouca quantidade. ...
  5. Evitar ficar com muita fome. ...
  6. Anotar tudo o que come.
3 days ago

Pode se aquecer o leite de soja? ›

O leite de soja pode sim ser aquecido no microondas ou mesmo no fogão, mas o seu sabor final irá sofrer uma grande alteração no gosto.

O que acontece se eu comer só legumes? ›

Legumes são alimentos com excelente qualidades nutricionais, pois são ricos em fibras, vitaminas e minerais, porém são pobres em carboidratos e proteínas. Dessa forma, consumir apenas legumes como forma de emagrecimento é prejudicial ao organismo, podendo levar sim ao desenvolvimento de alguma carência nutricional.

Quais os 20 alimentos mais saudáveis? ›

20 alimentos para experimentar em 2020
  • 1- Ovo. O ovo é um alimento completo: possui ácido fólico, proteína, manganês, potássio, zinco e ferro e faz muito bem a nossa saúde! ...
  • 2- Linhaça. ...
  • 3- Alho. ...
  • 4- Cherimóia. ...
  • 5- Goji Berry. ...
  • 6- Amêndoas. ...
  • 7- Cúrcuma. ...
  • 8- Couve.
2 Jan 2020

Como desinflamar o corpo em 3 dias? ›

Hidratação:
  1. Vegetais. Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. ...
  2. Ômega-3. Salmão, sardinha, atum fresco e outras espécies de peixes são ricos nesse tipo de gordura. ...
  3. Oleaginosas e sementes. ...
  4. Ervas frescas. ...
  5. Cúrcuma e gengibre.

Videos

1. XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional
(Atlhetica Nutrition TV)
2. Viver Saudável TV: XVI Congresso de Nutrição e Alimentação
(Viver Saudável)
3. XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional (Sorteio)
(Daiane Eloize)
4. Congresso Internacional de Nutrição Funcional - VP NUTRITION
(Atlhetica Nutrition TV)
5. Mais Saúde XI Congresso Internacional de Nutrição Funcional 21/09/15 BL1
(TV Canção Nova)
6. XV Congresso Internacional de Nutrição Funcional 2019 - Performance Nutrition na VP
(Performance Nutrition)

Top Articles

Latest Posts

Article information

Author: Nicola Considine CPA

Last Updated: 10/27/2022

Views: 6360

Rating: 4.9 / 5 (69 voted)

Reviews: 92% of readers found this page helpful

Author information

Name: Nicola Considine CPA

Birthday: 1993-02-26

Address: 3809 Clinton Inlet, East Aleisha, UT 46318-2392

Phone: +2681424145499

Job: Government Technician

Hobby: Calligraphy, Lego building, Worldbuilding, Shooting, Bird watching, Shopping, Cooking

Introduction: My name is Nicola Considine CPA, I am a determined, witty, powerful, brainy, open, smiling, proud person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.